Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comentários sobre o filme: "La Zona", da Dreamland Filmes, do ano de 2007


           Ao decorrer da disciplina Expressões da “Questão Social” (Cidades), do curso de Serviço Social da UFRJ, foi assistido o filme “Zona do crime (La Zona)”, que se passa na cidade do México, em um complexo residencial fechado protegido por seguranças chamado la zona. Apesar de estar cercado por uma enorme pobreza, o condomínio abriga apenas famílias de “classe alta”.
            Durante uma tempestade, um dos muros é derrubado e três jovens invadem La Zona com o intuito de roubar uma das casas, entretanto são surpreendidos pela proprietária que acaba sendo morta. A empregada da casa aciona o alarme, chamando a atenção dos vizinhos e seguranças do condomínio que matam dois dos assaltantes.
            O terceiro assaltante, o adolescente Miguel, consegue se esconder, porém fica encurralado dentro do condomínio, uma vez que os próprios moradores esconderam o ocorrido da policia e resolveram fazer justiça com as próprias mãos.
            O filme aborda a questão da violência urbana, uma vez que diversas pessoas são mortas e coagidas no decorrer da história, além do chamado “escapismo das elites urbanas” para esses grandes condomínios fechados, o que é algo cada vez mais recorrente em nossa sociedade.
            Marcelo Lopes de Souza (2000) trata desse fenômeno da auto-segregação das elites em seu texto “O Desafio Metropolitano" e destaca alguns dos diversos fatores que contribuíram para isso, sendo eles:
“1) Uma paisagem urbana crescente marcada pela pobreza e pela informalidade, inclusive nas áreas centrais e nos bairros residenciais privilegiados mais tradicionais; 2) a deterioração das condições gerais de habitabilidade e qualidade ambiental nos bairros residenciais privilegiados tradicionais devido a congestionamentos , poluição do ar etc.; 3) a busca por uma maior “exclusividade” social; 4)eventualmente, a procura de novos espaços residenciais que apresentassem amenidades naturais; e 5) o aumento objetivo da criminalidade violenta e de problemas associados a estratégias de sobrevivência ilegais (como as “balas perdidas” quando de tiroteios entre quadrilhas rivais de traficantes de drogas, a desvalorização de imóveis próximos a favelas etc.) (...)”



Nenhum comentário:

Postar um comentário