Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Entenda o caso do massacre em Realengo...

"Na quinta-feira (7), por volta de 8h30, Wellington Menezes de Oliveira entrou na escola Tasso da Silveira, em Realengo, dizendo que iria apresentar uma palestra. Já na sala de aula, o jovem de 23 anos sacou a arma e começou a ameaçar os estudantes.
Segundo testemunhas, o ex-aluno da escola queria matar apenas as virgens. Wellington deixou uma carta com teor religioso, onde orienta como quer ser enterrado e deixa sua casa para associação de proteção de animais.
O ataque, sem precedentes na história do Brasil, foi interrompido após um sargento da polícia, avisado por um estudante que conseguiu fugir da escola, balear Wellington na perna. De acordo com a polícia, o atirador se suicidou com um tiro na cabeça após ser atingido. Wellington portava duas armas e um cinturão com muita munição.
Doze estudantes morreram --dez meninas e dois meninos-- e outros 12 ficaram feridos no ataque.
Na sexta (8), 11 vítimas foram sepultadas nos cemitérios da Saudade, Murundu e Santa Cruz. Já no sábado pela manhã, o corpo de Ana Carolina Pacheco da Silva, 13, o último a deixar o Instituto Médico Legal (IML), foi cremado no crematório do Carmo, no centro do Rio."
Fonte: Site de notícias da UOL 

Mas afinal, o que leva uma pessoa a cometer tamanha atrocidade? Porque a prática da violência é algo constante na vida do cidadão? Na verdade, as causas da violência são circunstâncias de diferentes fatores.
Assim como cita Tomas Hobbes, autor da frase "O homem é lobo do Homem", ele explica a anti-sociabilidade natural do homem, que por necessidade, e somente por isso, se sujeita à vida em sociedade, mas seu instinto primitivo pode eclodir a qualquer momento pelos mais variados motivos, sejam eles motivos políticos, sociais, econômicos, religiosos, ideológicos, psicológicos, emocionais..
Muitas vezes a falta de acesso às informações, de saber o que é certo ou errado leva uma pessoa a tomar uma atitude por impulso, sem que haja qualquer tipo de reflexão, de raciocínio. O desemprego, a falta de oportunidade gerada pelo próprio sistema capitalista que só visa o lucro, acaba por deixar cidadãos de bem “sem chão”, sem saída, no desespero por não ter como colocar um prato de comida na mesa, restando apenas mendigar, roubar ou em algumas situações tomar medidas mais drásticas para fugir da realidade, como o suicídio. Enfim, o tráfico, a crise familiar, o uso de drogas, a falta de acesso à educação, a falta de oportunidade e discriminação, são alguns dos fatores que levam à violência, e mais do que nunca cabe a nós cidadãos exigir que seja tomado alguma providência para que exista a ordem pública. A fim de que possamos andar sossegados pelas ruas e dormir em paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário